Subscribe Now
Trending News

Guarujá do Sul

Capa Portal Municipal de Turismo de Guarujá do Sul

Guarujá vem do Tupi que significa Aquário, relacionado com os nativos que pescavam e armazenavam os peixes em aquários para assim usar na sua alimentação diária. Guarujá do Sul era distrito e pertencia ao município de Dionísio Cerqueira, este, porém, era uma imensa área, que apresentava problemas e dificuldades para governar.

Pela resolução nº 10 de 12 de novembro de 1960, criaram-se os municípios de Guarujá e Palma Sola, homologada pela Assembléia Legislativa do Estado, conforme Lei nº 787 de 18 de dezembro de 1961, sendo que Pessegueiro passou a ser Distrito do novo município criado, Guarujá do Sul. Os pioneiros se fixaram primeiramente na comunidade de Pessegueiro, mas devido à localização mudou-se a sede municipal.

Sua fundação oficial foi dia 25 de julho de 1951, com o nome de Vila Nova, porém a data extensiva a emancipação político-administrativa é dia 18 de dezembro de 1961.

Dados do Município

Região Turística: Caminhos da Fronteira
Área: 100.219 km (IBGE/2010)
População: 5178 habitantes (IBGE/2013)
Latitude: 26°23’07
Longitude: 53°31’40
Altitude: 707 m
Cidades próximas: Dionísio Cerqueira, Palma Sola, Princesa, São José do Sul.

Caminhos da Fronteira

A pluralidade cultural da região vai encantar quem visita os Caminhos da Fronteira. Diversidade explicada pela localização desta região que fica no Extremo Oeste de Santa Catarina, entre a Argentina e os estado do Paraná e Rio Grande do Sul. No Marco das Três Fronteiras, em Dionísio Cerqueira, é possível estar ao mesmo tempo em dois estados brasileiros e em uma província argentina. A região é um misto entre riqueza histórica e contato com a natureza, oferecendo ainda aos turistas belas paisagens naturais e esportes radicais.

IDMS de Guarujá do Sul

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

 

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Guarujá do Sul.

Saiba Mais

Localização

O principal acesso é pela rodovia BR-163, a partir da BR-282.

O Aeroporto mais próximo é o situado no município de Chapecó, distante cerca de 169 km do Município de Guarujá do Sul.